• Especial - Look Festa

    Especial - Look Festa

  • Coque Bailarina

    Coque Bailarina

  • Batalha das máscaras

    Batalha das máscaras

  • It acessório: Tiara de Flores

    It acessório: Tiara de Flores

  • Os benefícios mágicos do pepino para a beleza

    Os benefícios mágicos do pepino para a beleza

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A importância do café da manhã

Por Pamella Cristine


A primeira refeição do dia é uma das mais importantes, pois segue o maior intervalo de tempo em que ficamos sem nos alimentar desde a última refeição. O café da manhã fornece o “combustível” necessário para iniciar o seu dia.


Durante o sono, nosso corpo gasta energia, pois o organismo continua trabalhando para manter as funções básicas como respiração, funcionamento cardíaco, circulação, entre outros. Portanto, comer pela manhã uma refeição balanceada é fundamental para que o organismo recupere as energias e sejam realizadas as tarefas do dia. A falta dessa refeição pode causar sintomas como mal-estar, tremores, tonteiras e falta de concentração.

Para quem deseja perder peso, o café da manhã é importante. Ao contrário do que muitos pensam pular essa refeição não emagrece. Grande engano! Só fará com que você fique mais faminto na próxima refeição. O fracionamento das refeições ao longo do dia, com a inclusão do café da manhã, contribui para o metabolismo energético adequado, ou seja, a equilibrar melhor o que consumimos e o que gastamos de energia.

Estudos mostram que pessoas que consomem café da manhã costumam manter uma dieta saudável ao longo do dia e são mais ativos fisicamente do que os que pulam essa refeição. Realizar o café da manhã está associado à diminuição da fome nas refeições seguintes, reduzindo a chance de comer excessivamente no meio do dia. Além disso, pessoas que costumam fazer o desjejum logo que acordam têm mais chances de manter ou controlar o peso.


Muitas pessoas deixam de tomar o café da manhã por falta de tempo ou de fome. Se for esse o caso, procure consumir menos à noite, assim passará a sentir fome no café da manhã. Se o caso for falta de tempo, procure acordar mais cedo ou leve uma fruta ou suco para ser consumido no caminho até a faculdade/trabalho. Para quem não consome nada, comece com metade de uma fruta, suco ou um copo de vitamina.

Para um café da manhã nutritivo, é importante que você consuma:

*Proteínas: Leite, iogurtes e queijos magros (ricota, cottage) são ricos em proteínas e fontes de cálcio, importantes para o tecido ósseo.

*Carboidratos: Cereais, pães e biscoitos são fontes de carboidratos e energia. Dê preferência para os cereais integrais (pães integrais, aveia, granola, etc), que são ricos em fibras. As fibras atuam no bom funcionamento do intestino, promovem sensação de saciedade e agem no controle do colesterol e da glicemia.

*Frutas (ou um copo de suco): fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. 


Valorize mais essa refeição. Comece o dia fornecendo ao corpo a energia que ele precisa e tenha uma vida mais saudável!



Um comentário:

Copyright (c) Papo Glitz - Todos os direitos reservados. Layout: Michelle Duarte.