• Especial - Look Festa

    Especial - Look Festa

  • Coque Bailarina

    Coque Bailarina

  • Batalha das máscaras

    Batalha das máscaras

  • It acessório: Tiara de Flores

    It acessório: Tiara de Flores

  • Os benefícios mágicos do pepino para a beleza

    Os benefícios mágicos do pepino para a beleza

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A ocasião e o traje


O ato de vestir-se, de arrumar-se, é algo que fazemos para nós e para o outro.

Vestir-se adequadamente para uma festa é um ato de respeito com quem está preparando esse momento tão especial e quis compartilhá-lo com outras pessoas. Organizar um evento não é tarefa fácil, e a melhor forma de retribuir o convite e informar dentro do prazo solicitado a confirmação da presença ou a impossibilidade de comparecer e vestir-se de acordo para garantir a beleza e o sucesso da festa.





TRAJE ESPORTE

Eventos: batizados, almoços informais, exposições.
É o mais simples e informal.
Mas isso não quer dizer que vale qualquer roupa, afinal foi enviado um convite por escrito. Por isso, não se pode aparecer de shorts ou bermudas com sandálias de dedo. 


Para as mulheres, nada de sedas, bordados e brilhos, nem maquiagem pesada. Conjuntos de blusa e calça ou saia de tecidos leves, vestido na altura dos joelhos. No inverno o conjunto de calça e blusa ganha um suéter. Um terninho esportivo também fica bem, é hora de usar veludos camurças e malhas. Não é momento também de usar saltos muito altos, afinal o traje é esporte, por isso sandálias baixas, sapatilhas e mocassins são bem-vindos. Se for de dia, bolsas maiores de couro, lona ou mesmo de materiais rústicos como a palha podem ser muito charmosas. Jóias delicadas ou bijuterias pequenas.


Para os homens, uma boa opção são as calças de brim ou de gabardine caqui, com camisas lisas, xadrezes ou listradas de manga longa dobrada ou do tipo pólo. Vale jeans. A ocasião dispensa paletós e gravatas. Blazer, só se estiver frio. É hora dos mocassins esportivos e botas de camurça.





TRAJE PASSEIO, ESPORTE FINO OU TENUE DE VILLE

Eventos: vernissages, almoços, conferências, teatro. Um pouco de formalidade é o que pedem estes nomes. Tenue de ville quer dizer apenas roupa para a cidade. 


Para as mulheres, é hora de uma roupa mais caprichada. Até as 18 horas: pantalonas e túnicas; tailleur de calça ou saia com blazer. A bolsa ainda é esportiva, como as de lona, porém em tamanho menor. Se o programa for noturno, um pretinho cai bem, com salto alto e uma bolsa pequena. Nos dois horários do dia, prefira tecidos mais secos: sedas, microfibras, linhos, algodões e jérseis. Nada muito brilhante nos acessórios, nem maquiagem carregada.


Para os homens, até as 18 horas, admitem-se calças esportivas, mas acompanhadas de blazer. Costume claro com gravata; ou calça e blazer escuro, com ou sem gravata. Mocassins marrons ou pretos.
À noite, costume (que sempre vem acompanhado de gravata). Nada de costume marrom. Prefira azul ou cinza com mocassim social preto e gravata.
Se o convite indicar tenue de ville, é aconselhável o uso de gravata seja de dia ou de noite, ainda que como complemento de uma combinação mais informal de calça e blazer.



PASSEIO COMPLETO OU SOCIAL

Eventos: jantares, coquetéis, óperas, grandes comemorações. Formalidade "completa".


Para as mulheres, conjuntos de crepe, tailleurs de seda, vestidos de mousseline. Decotes e fendas discretos, vestidos de alça ou tomara que caia, bordados sutis. Os tecidos ficaram mais importantes: das sedas aos tafetás. Bolsas pequenas. Sapatos ou sandálias de saltos altos, com ou sem meias finas. Boas saídas para a noite são os xales e echarpes, mas de tecidos nobres, ou blazers sofisticados. É hora de usar as jóias, mas sem excesso. A pérola é o grande clássico. Vale também uma bijuteria sofisticada, evite as bijuterias tipo fantasia. Maquiagem muito bem cuidada e cabelos mais arrumados.


Para os homens, costume ou terno de padrão único escuro, com camisa social (sem botões no colarinho) em cores lisas ou listras fininhas. Sapato preto de couro. O charme fica por conta da gravata. Relógios, de preferência os modelos tradicionais de ouro ou platina.




TRAJE BLACK-TIE, RIGOR OU TENUE DE SOIRÉE

Eventos: É uma noite especial, uma noite de gala. Noite fechada. Clima de glamour, sedução e, sobretudo, de requinte.


Para as mulheres, vestidos longos ou curtos sofisticados. As roupas são mais estruturadas. É dos decotes profundos e das transparências. Os tecidos podem ser preciosos: brocados, metalizados, tafetás de seda, shantungs, georgettes. Nada de mini-saias curtíssimas. Os vestidos com muito franzido ou estilo bolo podem cair na peruagem. Cuidado! Saltos altos, meias finíssimas, carteiras e bolsinhas de metal. As saídas da noite são as grandes echarpes ou estolas no tecido do vestido, ou mantôs que cubram totalmente a roupa. A mistura de dourados e prateados requer muito critério e pertinência. Use o bom senso. Não precisa ir de look total. Aliás, nem deve. Não é chic combinar vestido, estola, sapato e bolsa tudo igualzinho. Pode usar um vestido de tafetá estampado, com sandália lisa, bolsinha de cromo e um xale de seda num dos tons do tecido. As jóias definitivamente saem do cofre. Saiba misturá-las sem excessos. Maquiagens bem feitas e cabelos elaborados, de preferência presos para dar destaque ao colo descoberto. Cabelos super lisos e muitos longos ficam melhor para jovens.
A roupa de gala tem seu toque teatral, mas não a confunda com traje de odalisca. Festa a rigor não é sinônimo de baile à fantasia.


Para os homens, o smoking. Nada de inventar em cima dele: camisa branca de preguinhas, gravata-borboleta e faixa sempre preta é o clássico. A faixa e a gravata não devem, em hipótese alguma, ser da mesma cor do vestido da parceira. Já o smoking muito enfeitado é para artista de cinema americano ir à cerimônia do Oscar. Se o calor for muito forte, sobretudo em festas ao ar livre, admite-se o summer (o mesmo smoking, com paletó branco). É preciso muito classe para não ser confundido com o garçom. Sapato liso de verniz ou preto de amarrar. Nunca um mocassim social.
Barba muito bem feita e cabelos bem cortados. Como acessório apenas um relógio elegante e um bom perfume.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright (c) Papo Glitz - Todos os direitos reservados. Layout: Michelle Duarte.