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quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Dicas de alimentação para o verão


O verão está aí e com ele vem a preocupação de manter ou iniciar uma alimentação mais balanceada e saudável e a boa forma.

Confira as dicas que preparei para você arrasar neste verão:

1. Com o aumento da temperatura, nosso corpo perde mais líquido por meio do suor, aumentando assim a nossa necessidade de repor água, vitaminas e sais minerais. 

Portanto, devemos aumentar a ingestão de líquidos! Evite tomar água apenas quando estiver com sede, pois a sede já é um sinal de que o nosso corpo está desidratado. Os líquidos (água, sucos de frutas, chás e água de coco) devem ser oferecidos para que possamos manter a hidratação do corpo e um bom funcionamento intestinal.



2. Faça as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches entre as refeições. Coma em intervalos regulares: O ideal é fazer uma refeição a cada 3 a 4 horas. Não pule as refeições.

3. As frutas são uma boa opção durante o intervalo das refeições principais, pois possuem maior quantidade de água, são mais refrescantes e de fácil digestão.

4. Aumente o consumo de saladas. Elas são ricas em fibras, dando maior sensação de saciedade. Evite acrescentar molhos à base de maionese, queijos cremosos e molhos industrializados, devido ao alto valor calórico e à quantidade de gordura que apresentam. 

Além disso, verduras e legumes são alimentos ricos em água e ajudam a hidratar o corpo. Consuma, no mínimo, 3 porções por dia.




5. Invista nos alimentos ricos em betacaroteno, como damasco, cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga, repolho, espinafre, agrião e brócolis. 

O betacaroteno é um antioxidante, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas. Além disso, quando transformado em vitamina A em nosso organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por conferir o bronzeamento.




6. Prefira preparações assadas, grelhadas e cozidas ao invés de frituras e empanados. 

7. Prefira os grãos integrais, que são ricos em fibras, contribuindo para uma saciedade mais prolongada e mantendo o fluxo de energia mais constante. 

8. Consuma alimentos fotoprotetores (protegem a pele dos raios UVA e UVB) fontes de vitamina C (acerola, frutas cítricas, morango, tomate, melão) e vitamina E (amêndoa, castanha, óleos vegetais, germe de trigo). 

9. Substitua o sorvete cremoso por picolé de frutas, que são menos calóricos. 

10. Na praia, evite o consumo de alimentos vendidos por ambulantes! Atenção para as qualidade e higiene dos alimentos que são oferecidos. O calor favorece a proliferação de fungos e bactérias, reduzindo o tempo de vida útil do alimento. 

O ideal é levar uma bolsa térmica com frutas de fácil manuseio e pouca manipulação, como banana, pêra, pêssego, ameixa e maçã. Se preferir comprar algo na praia, escolha a água de coco e os sucos.



Adquira hábitos saudáveis e curta o verão sem ganhar quilinhos extras!




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